Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

ANJE deseja alargar evento de moda para além do Porto e Lisboa

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários adiantou hoje à Lusa, no Porto, que gostaria de alargar o Portugal Fashion a outros lugares do país, como por exemplo Coimbra ou Algarve, porque se trata de uma marca portuguesa de todos.

ANJE deseja alargar evento de moda para além do Porto e Lisboa
Notícias ao Minuto

19:08 - 15/10/16 por Lusa

País Portugal

"Faz sentido termos aqui abrangência, estarmos no Porto, estarmos em Lisboa, em Coimbra, no Algarve e (...) saltar um bocadinho mais as cidades, porque na verdade esta é a única marca Fashion que é portuguesa de todos. Acho que temos de começar a pensar em fazer noutros sítios também", mas ainda não está nenhuma cidade definida, além do Porto e Lisboa, disse João Rafael Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Em entrevista à Lusa num pré-balanço da 39.ª edição do Portugal Fashion (PF), que termina hoje à noite, o presidente da ANJE referiu ainda que o PF deveria ser dois dias no Porto e dois dias em Lisboa. Nas últimas edições tem sido um dia em Lisboa e os rtestantes três dias no Porto.

"O Portugal Fashion é um evento de Portugal, não é do Porto, aliás eu acho que o formato do Portugal Fashion tem de mudar em termos de repartição dos dias. Devia ser dois dias e Lisboa e dois dias no Porto", embora para já não é possível por "imposição comunitária", explicou.

Segundo aquele responsável, o PF é a plataforma escolhida para representar Portugal e é onde os estilistas querem estar, desde os mais consagrados, aos mais novos.

"Acho que temos de começar a pensar em fazer noutros sítios também", reiterou, embora reconheça que ainda não está "nenhuma cidade definida", além do Porto e Lisboa.

Questionado pela Lusa sobre os valores dos apoios de fundos comunitários que o PF recebe, João Rafael Koehler informou que o apoio que sai dos cofres da União Europeia neste momento é o "suficiente" e que é "muitíssimo bem gerido", "fortemente auditado", onde "todas as contas são escalpelizadas".

"Somos também aqui um exemplo de rigor na organização do evento e na promoção da moda", admitiu.

O Portugal Fashion é um projeto da ANJE, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização -- Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

"Os apoios comunitários que o Portugal Fashion tem são para organizar as edições e eventos em Portugal, mas também em várias semanas de moda em diferentes continentes, mas também para participar em feiras", esclareceu.

Sobre os apoios comunitários poderem vir a falhar no futuro, o presidente da ANJE declarou que só por uma "atitude de grande imbecilidade é isso poderia acontecer", até porque, o Portugal Fashion é um "projeto do país" e tem sido apoiado por diferentes governos", porque reconheceram que "deviam depositar na ANJE a gestão destes eventos".

O número de visitantes que acorreram à 39.ª edição do Portugal Fashion, evento de moda que termina hoje na Alfândega do Porto, deve chegar este ano às 25 mil pessoas, avançou hoje o presidente da organização à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório