Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

José Lello era um "homem leal que se batia pelos seus ideais"

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas considerou hoje que a morte do deputado socialista José Lello representa a perda de um homem leal, de afetos, que se batia pelos seus ideais, pelos seus amigos e pela sua região.

José Lello era um "homem leal que se batia pelos seus ideais"
Notícias ao Minuto

15:05 - 14/10/16 por Lusa

País Óbito

Lisboa, 14 out - O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas considerou hoje que a morte do deputado socialista José Lello representa a perda de um homem leal, de afetos, que se batia pelos seus ideais, pelos seus amigos e pela sua região.

"Devo recordar um camarada de grandes afetos, de grande fraternidade na relação com os seus amigos e com os seus camaradas. Depois a sua lealdade e a forma como se batia lealmente pelas suas convicções, na defesa dos seus amigos, na defesa das suas causas políticas, na defesa dos seus ideais, muita vezes e não rara vezes, na defesa do seu distrito e da sua região", afirmou José Luís Carneiro.

O antigo ministro, secretário de Estado e dirigente socialista José Lello faleceu hoje, no Porto, aos 72 anos.

"Gostaria de me referir ao José Lello em várias dimensões da nossa relação. Em primeiro lugar, a amizade que tínhamos um pelo outro e que resultou de uma camaradagem que foi se estabelecendo durante muitos anos no distrito do Porto", sublinhou.

"Na qualidade de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, quero testemunhar a grande relação de afeto e proximidade que ele conseguiu desenvolver com as comunidades portuguesas em todo o mundo", acrescentou.

José Luís Carneiro disse que, ao passar por várias comunidades portuguesas, recebe testemunhos de gratidão e de reconhecimento "pelo trabalho que José Lello fez, pela proximidade, pela amizade que conseguiu criar com muitos dos portugueses que vivem, que trabalham e que tem a suas vidas pelo mundo".

"Ainda há dias, no encontro mundial das Academias do Bacalhau vários compadres destas academias, de diversas partes do mundo (...), que lhe endereçavam abraços fraternos de muita saudade", disse.

"Neste momento, gostava de transmitir à família, que também conheço bem, um abraço muito fraterno e as minhas condolências. Transmitir que, com eles, estamos de luto pela perda deste homem que constituía uma força da natureza, porque tinha uma interioridade muito forte e essa sua vida interior tão forte, tão convicta, irradiava para os seus amigos, para os seus camaradas e para os projetos e as causas que abraçava", acrescentou.

José Lello, natural do Porto, foi pela primeira vez eleito deputado em 1976, pelo círculo eleitoral do Porto, mandato que renovou sucessivamente até às eleições legislativas de outubro de 2015.

No seu percurso político, no primeiro executivo liderado por António Guterres, entre 1995 e 1999, desempenhou as funções de secretário de Estado das Comunidades.

Durante o seu mandato como secretário de Estado das Comunidades, reativou em 1997 o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) - nos moldes atuais -, que havia sido criado na década de 1980.

Entre outras medidas, assinou também o protocolo de criação do Apoio Social a Idosos Carenciados nas Comunidades Portuguesas (ASIC), em 1999, que ajuda idosos com dificuldades na diáspora.

Entre 2000 e 2002 já no segundo executivo liderado por António Guterres, substitui Armando Vara nas funções de ministro da juventude e do Desporto.

José Lello esteve depois na primeira linha política da ascensão de José Sócrates ao cargo de secretário-geral do PS em 2004. Durante a liderança socialista de José Sócrates, entre 2004 e 2011, José Lello foi sempre membro do Secretariado Nacional com o pelouro das finanças e das relações internacionais.

No parlamento, exerceu mandatos mais ligados às áreas da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, tendo sido inclusivamente eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.

CSR // VM

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório