Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Novas regras. Proibidas calculadoras em alguns exames nacionais

As informações foram dadas em virtude de um despacho do Secretário de Estado da Educação.

Novas regras. Proibidas calculadoras em alguns exames nacionais
Notícias ao Minuto

12:42 - 14/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Despacho

Se até agora era possível utilizar uma calculadora científica para exames nacionais como o de Física e Química A, tal já não será mais possível. De acordo com um despacho do Secretário de Estado da Educação, há novas regras.

Num documento passado às escolas pela Direção-geral da Educação, é explicado que os alunos “portadores de calculadoras científicas” não as poderão usar “no exame nacional de disciplina de Física e Química A”.

Como solução, “em vez da calculadora gráfica, ou simultâneo, poder-se-ão utilizar laptops” ou ainda recorrer a tablets.

Já “em contexto de aula, tal como preconiza o programa, a utilização de máquinas de calcular gráficas nestas duas aulas deve ser uma prática a considerar, nomeadamente, em atividades nas quais se utilizem sistemas de aquisição automática de dados, bem como no tratamento de dados experimentais, incluindo o traçado de gráficos”, pode ler-se.

No que diz respeito à disciplina de Matemática A, “informa-se que o exame final nacional a realizar em 2017/2018, vai ser constituído por dois cadernos, à semelhança do que acontece nas provas finais do ensino básico: um em que é permitido o uso da calculadora gráfica e outro em que não é permitido”.

“Assim, os alunos que se apresentem ao exame deverão ser portadores de calculadora gráfica para a resolução de questões que exigem o recurso à mesma”, é ainda esclarecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório