Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Ver sírios sofrerem tanto é algo que me parte o coração"

António Guterres foi hoje oficialmente aclamado como futuro secretário-geral das Nações Unidas.

"Ver sírios sofrerem tanto é algo que me parte o coração"
Notícias ao Minuto

16:52 - 13/10/16 por Pedro Filipe Pina

País António Guterres

À saída da cerimónia de aclamação como secretário-geral da ONU, em Nova Iorque, o ex-primeiro-ministro português fez uma curta declaração sobre a sua missão e respondeu já a um dos temas a marcar a atualidade no mundo: a guerra na Síria.

“Estou muito comovido pela unidade e pelo consenso que tanto o Conselho de Segurança como a Assembleia-Geral revelaram neste processo”, afirmou António Guterres, acrescentando que espera “que esta união e consenso sejam simbólicos” para ajudarem as Nações Unidas nos difíceis “desafios” pela frente.

Questionado sobre o drama vivido na Síria, país em guerra há cinco anos, com várias fações no terreno e milhões de desalojados, Guterres não hesitou:

“Sinto uma profunda solidariedade em relação aos sírios”, afirmou, lembrando que foi Alto Comissário das Nações Unidas quando a Síria se disponibilizou para receber iraquianos. Os direitos dos refugiados que ali chegaram foram sempre “respeitados” pelos sírios. Daí que “ver sírios sofrerem tanto é algo que me parte o coração”, confessou.

“Vou-me esforçar ao máximo pela paz”, declarou ainda, realçando que países que são “elementos-chave neste processo vão voltar a encontrar-se” novamente. António Guterres deseja que “tenham sucesso por há uma obrigação moral de todos nós” de terminar com o sofrimento sírio.

Sobre o futuro, Guterres promete preparar-se nos próximos dois meses e meio, até assumir o cargo em janeiro, altura em que procurará ser alguém que “tenta aproximar os povos”, porque é precisamente numa altura de desunião que será mais “do que altura de lutar pela paz” e “união”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório