Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Taxistas já tinham proposto tarifa única de 20 euros para aeroporto

As associações representativas dos taxistas propuseram ao anterior Governo uma tarifa única para táxis a partir do aeroporto de Lisboa de 20 euros, disse hoje o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos.

Taxistas já tinham proposto tarifa única de 20 euros para aeroporto
Notícias ao Minuto

14:52 - 13/10/16 por Lusa

País Lisboa

O responsável, que esteve hoje reunido com a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), em Lisboa, falava aos jornalistas depois de o ministro do Ambiente -- que tutela a área dos transportes -- ter defendido a criação de uma tarifa única para os táxis do aeroporto.

Segundo o presidente da FPT, a proposta de uma tarifa única surgiu há mais de dois anos na sequência de um grupo de trabalho criado pelo então presidente da Câmara de Lisboa António Costa -- atual primeiro-ministro - e foi calculada com base em vários pressupostos exigidos pela autarquia.

"O presidente Costa tinha de ter a garantia de que qualquer pessoa que chegasse ao aeroporto de Lisboa e que fosse para qualquer destino da cidade não pagaria nunca mais do que um determinado valor", explicou Carlos Ramos.

Além disso, o valor teria de incluir os suplementos do serviço (como as malas) e o relógio tinha de parar. Por isso, mesmo que serviço durasse mais do que uma hora, o cliente não pagaria mais.

"Fizeram-se as contas ao local da cidade mais longo da praça do aeroporto. O sítio mais longe do aeroporto fica a 14,8 quilómetros. Para garantir qualidade de serviço havia que ser cobrada uma tarifa com o valor de 20 euros. Era o valor de referência para se discutir nas próximas reuniões", disse o presidente da FPT.

Contudo, a proposta dos taxistas nunca foi discutida por decisão do então ministro da Economia, Pires de Lima, afirmou.

Por isso, Carlos Ramos frisou que "essa questão que o senhor ministro agora está a fazer de bandeira não é uma iniciativa do senhor ministro, ela já ocorre há dois anos".

"O que nos preocupa é porque é que ele omitiu as questões que setor apresentou para se modernizar. Fê-lo consciente, para deixar a ideia na opinião pública de que estávamos sempre do contra", frisou.

Além da tarifa única, os taxistas propuseram que os táxis deveriam ter no máximo 10 anos de vida, bem como a introdução de sistemas eletrónicos de pagamento e faturação nos táxis das grandes cidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório