Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Candidaturas ao Prémio Bial fecham no final do mês de outubro

O prazo para as candidaturas à 17.ª edição do Prémio Bial, considerado um dos maiores galardões internacionais na área da saúde, no valor de mais de 300 mil euros, termina no final deste mês, disse hoje a Fundação Bial.

Candidaturas ao Prémio Bial  fecham no final do mês de outubro
Notícias ao Minuto

12:57 - 13/10/16 por Lusa

País Fundação

Segundo a instituição, o Prémio Bial 2016 soma 340 mil euros para distinguir trabalhos nas áreas de investigação básica e pesquisa clínica.

O 'Grande Prémio Bial de Medicina', com um valor de 200 mil euros, distingue "uma obra intelectual, escrita especificamente para este propósito, de índole médica, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica", refere em comunicado.

Ao 'Prémio BIAL de Medicina Clínica', com um valor de 100 mil euros, podem concorrer autores de uma obra intelectual de índole médica, também escrita especificamente para este propósito, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente "um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância, sendo que pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa".

O regulamento prevê ainda a atribuição de até quatro menções honrosas, no valor de 10 mil euros cada.

Criado em 1984, o Prémio Bial, que visa incentivar a investigação médica e promover a sua divulgação, já recebeu mais de 600 candidaturas de quase 1.500 investigadores, médicos e cientistas, tendo distinguido 245 autores e 95 obras. Foram editadas 37 obras, distribuídas gratuitamente pela comunidade médica, num total de mais de 300 mil exemplares.

A Fundação Bial é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1994 pelos Laboratórios Bial, com sede na Trofa, Porto, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão a promoção do estudo do ser humano, distinguindo-se pelo seu papel incentivador da investigação médica e científica a nível internacional.

As candidaturas à 17.ª edição do prémio devem ser submetidas no site da fundação (www.fundacaobial.com) até ao final de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório