Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Leiria investe 2,3 milhões na regeneração urbana

O Centro 2020 aprovou o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Alvaiázere, com um investimento superior a 2,3 milhões de euros, que tem num segundo polo da incubadora de negócios uma das principais obras previstas.

Leiria investe 2,3 milhões na regeneração urbana
Notícias ao Minuto

10:28 - 12/10/16 por Lusa

País Alvaiázere

"Temos várias intervenções sinalizadas no PARU, mas a que gostava de destacar é aquela que poderá trazer um valor maior ao concelho, que é a plataforma empresarial, que será instalada na antiga escola do 1.º ciclo do ensino básico de Alvaiázere", disse à agência Lusa a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques (PSD).

Esta plataforma receberá o segundo polo da incubadora de negócios, que funcionará de acordo com um modelo inovador e diferenciador do de outras incubadoras da região. "Será uma forma de inventivo e atração de novas empresas para Alvaiázere, que irão criar emprego e atrair novos jovens ao concelho", considerou Célia Marques.

A autarca acrescentou que este espaço irá criar ainda "melhores condições para as empresas se fixarem e trará novas dinâmicas ao concelho".

As obras vão avançar já este ano também com a continuação da requalificação urbana da zona envolvente ao edifício do tribunal.

Como forma de dinamizar o parque habitacional do concelho, Célia Marques vai propor, uma vez mais, que a Câmara Municipal aprove a instituição de benefícios fiscais aos prédios urbanos que se encontrem arrendados, fixando uma redução de 20% da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

"É uma forma de estimular os próprios proprietários de imóveis a não os manterem fechados e a ter o parque habitacional ocupado e dinamizado, podendo, assim, ter pessoas a residir nas aldeias e na sede do concelho", adiantou a presidente.

Tratando-se de uma "forma de incentivo ao arrendamento", Célia Marques acrescentou que os beneficiados têm "reconhecido este esforço da autarquia e procurado corresponder".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório