Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Relógio de mesa em ouro vai a leilão a partir de 120 mil euros

Um relógio de mesa em ouro, de fabrico inglês, de 1993, é o lote com a mais elevada base de licitação -- 120.000 euros-, que vai a leilão a partir de quarta-feira, em Lisboa, divulgou hoje a leiloeira.

Relógio de mesa em ouro vai a leilão a partir de 120 mil euros
Notícias ao Minuto

19:35 - 11/10/16 por Lusa

País Licitação

O relógio de mesa com duas molduras em ouro é do fabricante Asprey & Co. Ltd., e vai a leilão com uma base de licitação entre os 120.000 e os 240.000 euros.

A peça é "em forma de tríptico com placas de jade nefrite e moldura em ouro". descreveu à Lusa fonte da leiloeira Palácio do Correio Velho.

A "placa central com relógio de formato elíptico, com fundo em ouro guilhochado, com ponteiros e numeração romana cravejados com diamantes", sendo "ladeada por duas molduras do mesmo formato com fundo em ouro guilhochado e friso de diamantes", acrescentou a mesma fonte.

"A base do tríptico unida por baixo relevo em ouro e esmaltes, representando paisagem com animais selvagens, elefantes, rinocerontes, tigres, macacos entre outros, e cravejado no total com cerca de 990 diamantes com cerca de 15,67 quilates, com marcas inglesas de 750 milésimos, possivelmente 1993, com marca de ourives Asprey & Co Ltd., em estojo original", rematou.

O leilão, que se prolonga até sexta-feira, é composto por 669 lotes, e a leiloeira destacou ainda a ida à praça de um caixa em ouro, cristal de rocha, esmaltes e diamantes, com base de licitação de 80.000 euros, e um cofre sículo-arábico em marfim, do século XII, com base de 30.000 euros.

À praça vai, entre outros lotes, um par de jarrões em porcelana chinesa "Wu Shuang Pu", do século XIX, com base de licitação de 20.000 euros, e um par de armários em estilo "Boulle", de finais do século XIX, com base de 15.000 euros.

A leilão vão também várias obras dos artistas plásticos Álvaro Lapa, Artur Bual, Mário Cesariny, ou Costa Pinheiro, Gillis Aegidius Neyts, Harold Cohen, Helena Almeida, Joana Vasconcelos, José de Guimarães, José Malhoa, Julião Sarmento, Menez, Nadir Afonso, Noronha da Costa, Palolo, Rui Chafes e Silva Porto.

Do total consta ainda lotes de mobiliário, ourivesaria, joalharia, relojoaria, cristais, armas, entre muitos outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório