Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Associação da Guarda lamenta morte de militar

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) lamentou hoje a morte de um militar durante uma tentativa de assalto em Aguiar da Beira, frisando que os agentes que fazem patrulhas deveriam ser valorizados porque arriscam a vida.

Associação da Guarda lamenta morte de militar
Notícias ao Minuto

10:17 - 11/10/16 por Lusa

País ASPIG

"Ainda esta noite enviámos ao Comando Geral da Guarda a nossa proposta para alterar o estatuto do militar da GNR, em que realçamos que o patrulheiro é a essência da Guarda", disse à agência Lusa o presidente da ASPIG, José Alho.

"É aquele que morre, que vai aos assaltos, à desordem pública, sozinho com outro camarada, e é aquele que ganha menos", lembrou.

A ASPIG considerou que estes deveriam ser os militares mais bem pagos da Guarda Nacional Republicana (GNR).

"A criminalidade está cada vez mais violenta", frisou o dirigente associativo.

A ASPIG enviou a proposta de revisão do estatuto por correio eletrónico, no término do prazo, e espera agora ser chamada pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, para uma reunião.

"Pensamos que há vontade política por parte da senhora ministra para fechar este assunto este ano", indicou.

"Na proposta salientamos a importância do patrulheiro. Lamentamos esta morte e o camarada ferido, que não sabemos como vai ficar", disse.

Um militar da GNR morreu hoje e outro ferido com gravidade em Aguiar da Beira, durante uma tentativa de assalto, disse à Lusa fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Segundo a fonte, estes dois elementos constituíam uma patrulha da GNR de Aguiar da Beira e foram chamados para um alerta de assalto a um local ainda não especificado. Os autores estão em fuga.

O alerta foi dado às 07:25, segundo a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório