Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Julgamento cível sobre acidente com autocarro na A23 começa hoje

O Tribunal de Castelo Branco inicia hoje o julgamento para o apuramento da responsabilidade civil no acidente registado em 2007, na A23, onde morreram 17 alunos da universidade sénior de Castelo Branco.

Julgamento cível sobre acidente com autocarro na A23 começa hoje
Notícias ao Minuto

06:52 - 11/10/16 por Lusa

País Justiça

O acidente ocorreu na noite de 05 de novembro de 2007, na autoestrada 23 (A23), próximo de Vila Velha de Ródão, quando um autocarro que transportava 38 elementos da universidade sénior de Castelo Branco e um veículo ligeiro embateram, causando a morte a 17 pessoas.

O início do julgamento do processo cível, para apuramento da responsabilidade civil, tem início marcado para as 10:00, no edifício do antigo Governo Civil de Castelo Branco.

A parte criminal do processo foi julgada em 09 de dezembro de 2009, data em que o Tribunal de Castelo Branco condenou a condutora do veículo ligeiro envolvido no acidente da A23 a quatro anos e quatro meses de prisão com pena suspensa e absolveu o motorista do autocarro.

O debate instrutório do processo decorreu à porta fechada no Tribunal de Castelo Branco, a 03 de abril de 2009, sendo que o Ministério Público (MP) acusou a condutora do ligeiro de homicídio por negligência e, já durante a instrução, o condutor do autocarro foi também constituído arguido.

A 24 de abril, o juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco decidiu julgar os dois condutores envolvidos no acidente, por 17 crimes de homicídio por negligência e crimes por ofensas à integridade física.

Este novo julgamento pretende agora apurar quais os valores das indemnizações e qual a responsabilidade da concessionária e das seguradoras neste aspeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório