Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dezasseis concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio

Dezasseis concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dezasseis concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

06:46 - 11/10/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Elevado' de incêndio estão os concelhos de Oleiros, Fundão, Covilhã, Belmonte e Penamacor (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Guarda, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões do interior até final da tarde, e períodos de chuva a partir do início da tarde no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se gradualmente de sudoeste moderado partir do meio da manhã, e forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira ocidental.

A partir do final da tarde prevê-se um aumento de nebulosidade com ocorrência de períodos de chuva.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde e forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado para o final do dia com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca e vento fraco a moderado do quadrante oeste.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento norte moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 22 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em vila Real entre 08 e 20, em Viseu entre 08 e 19, em Bragança entre 07 e 21, na Guarda entre 09 e 20, em Coimbra entre 13 e 20, em Castelo Branco entre 08 e 22, em Santarém entre 12 e 26, em Évora entre 10 e 23, em Beja entre 11 e 23, em Faro entre 13 e 23, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 17 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório