Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo defende que concertação social precisa de ser mantida viva

O Presidente da República sublinhou hoje a importância de manter viva a concertação social, considerando que hoje a sociedade tem o desafio de encontrar "aquilo que une para além daquilo de divide".

Marcelo defende que concertação social precisa de ser mantida viva
Notícias ao Minuto

19:38 - 10/10/16 por Lusa

País Presidentes

"No presente há exigências que não são menores que no passado: manter viva a concertação social, a concertação social em si mesma é um valor", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, numa intervenção na cerimónia de inauguração da nova sede da UGT, em Lisboa.

Ressalvando que, de acordo com a Constituição, o poder político pode decidir em matérias económicas, sociais e culturais, Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que "decidir sem concertação não é o mesmo do que decidir com concertação social".

"Quanto maiores forem as dificuldades políticas mais necessária é a concertação social, onde a concertação possível não for possível em determinado momento, essa concertação política deve de alguma maneira ser como que reforçada, completada e enriquecida pela concertação social", sustentou, considerando que essa é "uma responsabilidade imensa".

Por isso, continuou, hoje a sociedade tem o desafio de "encontrar aquilo que une para além daquilo que divide, a capacidade de olhar com realismo para situação económica, social, política e cultura portuguesa".

"E na base do realismo, que não significa esquecer o que há de inspiração nas utopias, mas significa vazá-las no quotidiano concreto, com realismo ajudar a criar o país todos os dias", acrescentou.

Antes da intervenção do Presidente da República, que declarou que "a UGT está viva e está forte", o ministro do Trabalho, Vieira da Silva já tinha deixado elogios àquela organização sindical, considerando tratar-se o movimento sindical como uma das "vozes mais articuladas da sociedade".

"Acredito no diálogo social", enfatizou Vieira da Silva.

Num breve discurso, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva falou também na necessidade de "criar uma nova esperança" na "negritude anímica nacional", lamentando que por vezes falte confiança aos portugueses para contrariar o pessimismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório