Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Aviso amarelo para ilhas dos Açores devido previsão de chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje um aviso Amarelo para as ilhas dos grupos oriental e central dos Açores devido à previsão de chuva e trovoada.

Aviso amarelo para ilhas dos Açores devido previsão de chuva e trovoada
Notícias ao Minuto

12:44 - 09/10/16 por Lusa

País IPMA

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três e que representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai vigorar nas ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) até as 18:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa), adianta o IPMA.

No caso das ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) vão estar sob aviso amarelo entre as 20:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 05:00 de segunda-feira, tendo em conta as previsões de precipitação e trovoada.

Face a essas previsões o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu esta manhã um aviso a recomendar medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas", desaconselhando também a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

A Proteção Civil recomenda ainda "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório