Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo elogia e apoia presença de Portugal no G8 da Saúde

A presença do consórcio Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra na Aliança M8 -- o G8 da Saúde -- é um motivo de orgulho e uma honra para o Governo português, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Governo elogia e apoia presença de Portugal no G8 da Saúde
Notícias ao Minuto

20:53 - 07/10/16 por Lusa

País Berlim

Em declarações à agência Lusa a propósito da Assembleia Geral da Aliança M8, no sábado em Berlim, e da Cimeira Mundial de Saúde, também nesta cidade alemã de domingo a terça-feira, Manuel Delgado disse ser um "privilégio" a presença de Portugal nestes dois encontros e elogiou os profissionais, os hospitais e as academias portuguesas.

"Vai ser uma estreia [é a primeira vez que Portugal participa como membro efetivo] e este é o princípio de uma relação num fórum privilegiado que distingue as melhores organizações dos países mais desenvolvidos do Mundo", recordou.

Manuel Delgado disse que a inclusão de Portugal neste fórum foi "ancorada" num trabalho do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da Universidade de Coimbra (UC) e observou que esta entrada para a Aliança M8 é um "orgulho grande" para o país e para Coimbra.

"Estamos entre os melhores do Mundo, já que a Aliança M8 não admite no seu seio instituições que não sejam caracterizadas por uma qualidade de ponta", explicou, recordando que o caminho da Saúde também é cada vez mais o da internacionalização.

Garantindo que o Governo dá a sua concordância e pleno suporte à entrada do consórcio na Aliança M8, Manuel Delgado explicou que a qualidade da rede hospitalar portuguesa, aliada a profissionais muito competentes e reconhecidos no estrangeiro, foram igualmente fatores determinantes para esta inclusão no G8 da Saúde.

Por outro lado, para o reitor da UC, João Gabriel Silva, a participação na M8 Alliance trata-se de uma "responsabilidade acrescida e uma abertura de muitas possibilidades".

"A estratégia da UC, intensamente a pensar na globalização, na presença do mundo, sai reforçada com esta participação", disse o académico à agência Lusa, salientando a importância de o consórcio estar presente "nos locais onde se discutem, se definem e se procuram solucionar os problemas do mundo".

O reitor considera que estar na M8 Alliance "é um desafio muito particular", porque muitas das soluções para os problemas portugueses "ultrapassam as fronteiras" de Portugal.

"Estar no M8 Alliance, que tem como grande tema a saúde do mundo, olhar para a saúde do mundo, é um desafio muito particular", disse

O presidente do CHUC, Martins Nunes, por seu turno, considera que "Portugal e a medicina portuguesa e de Coimbra saem reforçados no contexto internacional do setor com esta primeira participação efetiva na Assembleia Geral do M8 Alliance".

"É uma grande responsabilidade a nossa inclusão neste fórum e recordo que há apenas cinco países da União Europeia aqui integrados", sublinhou.

Martins Nunes frisou ainda que Coimbra se sente "muito confortável entre os hospitais e as academias do Mundo" mais respeitadas.

"O nosso contributo é de grande responsabilidade e de grande empenho", sustentou.

O CHUC e a UC levam ao fórum de Berlim alguns temas de discussão, como o envelhecimento, que será apresentado juntamente com o Japão e a Correia do Sul.

Temas como a educação médica, os cuidados primários de saúde, a segurança dos doentes, as doenças tropicais e a saúde numa situação de refugiados também serão lá debatidos.

Portugal, representado pelo consórcio CHUC/UC, foi admitido no M8 Alliance a 11 de outubro de 2015.

Além do Governo português, representado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, participam nestes encontros o CHUC, a UC e a Academia Portuguesa de Medicina, com o seu presidente, Manuel Antunes.

A Aliança M8 tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global e tem 23 membros de 16 países diferentes.

Promove a investigação translacional, bem como a inovação na abordagem da prestação de cuidados, almejando o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes na prevenção da doença.

Esta rede é a base académica de excelência e na qual está assente a organização da Cimeira Mundial de Saúde, um fórum anual para o diálogo sobre os cuidados de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório