Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 40 rádios antigos mostram em Valença época de ouro da radiofoni

Rádios, gira-discos e gravadores de fita dos anos 20 aos 60, todos em pleno funcionamento, são alguns dos exemplares em exposição no núcleo museológico de Valença, informou hoje a Câmara local.

Mais de 40 rádios antigos mostram em Valença época de ouro da radiofoni
Notícias ao Minuto

18:29 - 07/10/16 por Lusa

País Autarquia

A mostra, que representa "uma viagem à época de ouro da rádio", integra 41 peças, parte da coleção de um particular, natural de Valença, "que possui cerca de meio milhar de exemplares", várias marcas, países de origem, antiguidade e perfeito estado de conservação.

Intitulada "Radiofonia - A Paixão do Valenciano Sansão Vaz" a exposição, patente até ao próximo dia 26, pretende "mergulhar o visitante no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, do 'design' retro, das velhas grafonolas".

"Um convite irresistível para os nostálgicos da rádio descobrirem aparelhos tipo cofre, capela e portáteis, das décadas de 20 a 60, do século passado", sustentou a autarquia, acrescentando estar expostos aparelhos "da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos, do Japão ao Brasil entre outros, que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares".

Trata-se de "uma exposição evocativa de uma das maiores coleções nacionais, hoje, pertença dos descendentes de Sansão Vaz que, no seu conjunto, reúne mais 500 aparelhos entre telefonias, recetores e emissores de guerra e aparelhos de gravação".

A coleção de Sansão Vaz inclui aparelhos de 1928 até à década de 60, de marcas como a Phillips, RCA, His Master's Voice, Marconi, Telefunken, Siemens, Roberts Radio, Ultra, Viking, entre outras.

"Não faltam três exemplares alemães, do tempo do nazismo, chamados rádios Mordaça por só emitirem em áreas restritas deste país", sublinhou o município.

Sansão Vaz "foi uma figura emblemática que todos associavam ao mundo da rádio e das antigas cabines de som das festas e romarias" da região.

Daquele "passatempo nasceu uma paixão que chegou aos mais de 500 aparelhos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório