Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Abate de árvores no Saldanha carece de "devidas informações"

O PEV exigiu explicações à Câmara Municipal de Lisboa no âmbito das obras do projeto do Eixo Central realizadas no Saldanha.

Abate de árvores no Saldanha carece de "devidas informações"
Notícias ao Minuto

17:14 - 07/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Os Verdes

Lisboa está em obras mas uma das zonas que está a sofrer grande remodelação é o Saldanha, devido às obras do projeto do Eixo Central. E, sobre as mesmas, o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) tem algumas questões sobre o abate de árvores nesta zona.

“Foram abatidas várias árvores de grande porte aparentemente saudáveis, como um conjunto de Choupos Negros na Avenida Fontes Pereira de Melo e de Tipuanas na Praça Duque de Saldanha. Esses abatem careceram das devidas informações no local, situação que originou alguma perplexidade e indignação junto da população”, escreveu o partido em comunicado enviado às redações.

Segundo Os Verdes, estes abates violaram as “regras estabelecidas no despacho camarário, que instituiu um conjunto de normas e procedimentos para a manutenção e remoção de árvores”. Face a isto, o PEV quer saber quantas árvores já foram abatidas e transplantadas no âmbito destas obras, assim como “quantas árvores prevê a autarquia ainda vir a abater e a transplantar” até ao fim do projeto.

Além disso, pretendem também perceber o porquê do “executivo camarário não estar a adotar o conjunto de normas e procedimentos previstos”.

As obras nesta zona deverão estender-se até fevereiro de 2017 e vão decorrendo em várias fases. Desde que os trabalhos começaram, a circulação de veículos nesta zona tem estado condicionada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório