Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dois detidos em Coimbra no âmbito de investigação a rede de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 27 e 30 anos, suspeitos de tráfico de droga, em Coimbra, encerrando uma investigação no âmbito da qual foram detidas 10 pessoas no total.

Dois detidos em Coimbra no âmbito de investigação a rede de droga
Notícias ao Minuto

17:13 - 06/10/16 por Lusa

País Polícia Judiciária

Iniciada no verão de 2015, a investigação permitiu à PJ deter, em abril, os primeiros quatro envolvidos numa rede que recebia os estupefacientes de uma mulher, sua fornecedora, residente em Lisboa, e que depois os revendia sobretudo na zona de Coimbra.

"Mas uma parte da droga que vinha de Lisboa era depois distribuída em Viseu", disse à agência Lusa uma fonte policial.

Os dois homens agora detidos são "ambos desempregados", refere em comunicado a Diretoria do Centro da PJ.

A um dos suspeitos é ainda imputada "a prática dos crimes de resistência e coação sobre funcionário, condução perigosa de veículo rodoviário e condução sem habilitação legal".

Em abril, em Coimbra, "com o propósito de evitar a sua detenção", esse arguido "conduziu o veículo em que se fazia transportar na direção de um elemento" da Polícia Judiciária.

Depois, circulou "por várias artérias da cidade em violação grosseira das regras de segurança rodoviária, até sofrer um acidente já na periferia da zona urbana, logrando colocar-se em fuga apeado", adianta a nota.

O automóvel veio a ser localizado numa oficina do concelho de Coimbra, onde estava para reparação, sendo visíveis na parte inferior da viatura os vestígios do impacto dos projéteis, disparados pela PJ na tentativa de parar o carro em fuga, o que permitiu obter a sua identificação.

Das 10 pessoas detidas ao abrigo desta investigação, nos últimos seis meses, todas ouvidas no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra, quatro encontram-se em prisão preventiva, incluindo um dos dois últimos detidos.

Destes, o segundo acabou depois por ficar também em prisão preventiva, "mas no âmbito de outro processo" em que é suspeito da prática de diversos crimes, incluindo sequestro, revelou a mesma fonte da PJ.

As duas detenções ocorreram em Coimbra, "materializadas no âmbito de uma investigação que visa combater o tráfico de heroína e de cocaína" no Centro do país.

Desta vez, de acordo com a nota, foram apreendidos, entre outros bens e produtos, 12 doses de heroína, 42 doses de cocaína e 4.300 euros em numerário.

Nesta investigação, foram detidos sete homens e três mulheres e apreendidas mais de 2.000 doses de heroína, 100 doses de cocaína e 13.400 euros em numerário, além de três viaturas, duas delas de gama alta, uma pistola de calibre 6,35 mm e 56 munições.

A PJ deu a investigação por concluída, tendo remetido hoje o processo ao Ministério Público, quando, em condições normais, está quase a terminar o prazo máximo de prisão preventiva (seis meses) para alguns dos arguidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório