Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro quer Serviço Nacional de Educação que "confia nos seus atores"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, defendeu hoje um sistema educativo, assente na escola pública e que "confia nos seus atores".

Ministro quer Serviço Nacional de Educação que "confia nos seus atores"
Notícias ao Minuto

21:55 - 05/10/16 por Lusa

País Brandão Rodrigues

"Este é um Serviço Nacional de Educação pelo qual Governo e autarquias lutam juntos", disse Tiago Brandão Rodrigues, em Coimbra, onde inaugurou o novo Centro Escolar do Loreto, a norte da cidade.

O Serviço Nacional de Educação em que aposta o executivo liderado por António Costa, apoiado por toda a esquerda parlamentar, "assenta na absoluta centralidade" da escola pública.

O ministro da Educação salientou o papel dos docentes na prossecução desse objetivo, associando a criação da escola pública à instauração da República, faz hoje 106 anos, e ao Dia do Professor, que nesta mesma data é comemorado em Portugal e um pouco por todo o mundo.

O ministro reiterou que o Serviço Nacional de Educação "confia nos seus atores": professores, alunos, trabalhadores não docentes, autarquias, pais e encarregados de educação.

O sistema de ensino português, dando primazia à escola pública, assenta ainda na "promoção do sucesso escolar e na valorização dos professores", assumindo-se como "instrumento de progresso e coesão social", sublinhou.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, evocou o catedrático de Medicina Bissaya-Barreto, como "grande filantropo" que mandou construir a primitiva Escola Primária do Loreto, depois Escola Básica 1, agora substituída pelo novo Centro Escolar.

Manuel Machado frisou que as obras de remodelação e ampliação "preservaram o que de essencial" havia no antigo edifício, adaptando-o às necessidades atuais.

Interveio também na cerimónia o presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório