Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovação de Guterres é "motivo de muita satisfação e orgulho"

O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou hoje que é "motivo de muita satisfação e de grande orgulho" a aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas do ex-primeiro-ministro António Guterres para secretário-geral desta organização.

Aprovação de Guterres é "motivo de muita satisfação e orgulho"
Notícias ao Minuto

19:12 - 05/10/16 por Lusa

País Vasco Cordeiro

"A confirmarem-se todas essas notícias, que são muito recentes, é naturalmente um motivo de muita satisfação e de grande orgulho para todos os portugueses, acredito, o facto de ter sido ultrapassado, com sucesso, mais este passo e passo decisivo nesta caminhada para a eleição do engenheiro António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas", afirmou Vasco Cordeiro, também líder do PS/Açores.

O governante adiantou que "há ainda um procedimento relativo à Assembleia Geral" da ONU (Organização das Nações Unidas), mas esta "era uma votação muito importante e bastante significativa, desde logo porque recentemente tinha entrado mais uma concorrente na corrida".

"Está de parabéns o engenheiro António Guterres que é, efetivamente e conforme tem sido salientado diversas vezes, o candidato mais qualificado para esse lugar, está de parabéns a diplomacia portuguesa pelo extraordinário trabalho que fez a este propósito e estão de parabéns todos os portugueses por ver um dos seus a assumir um cargo com a importância do de secretário-geral das Nações Unidas", acrescentou Vasco Cordeiro.

Em maio, António Guterres foi uma das personalidades distinguidas no Dia da Região com a Insígnia Autonómica de Valor.

O nome foi proposto ao parlamento regional pelo presidente do Governo dos Açores que considerou que a ação do antigo primeiro-ministro "merece ser reconhecida publicamente no que diz respeito aos Açores", pois foi "um dos impulsionadores da elaboração e aprovação da Lei de Finanças das Regiões Autónomas", invocando, ainda, a "manifestação pronta e efetiva de solidariedade para com os Açores na sequência das várias intempéries e catástrofes naturais que assolaram" a região.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da ONU pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

   Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório