Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa reclama 500 mil euros a três juntas de freguesia do Norte

Um empresa de consultadoria e tecnologias de informação diz-se credora de cerca de 500 mil euros de três juntas de freguesia do norte do país, em cartas que enviou àquelas autarquias.

Empresa reclama 500 mil euros a três juntas de freguesia do Norte
Notícias ao Minuto

17:41 - 04/10/16 por Lusa

País Serviços

A Websys Consulting, Lda, com sede em Lisboa, alega que as juntas da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, da União de Freguesias de Aver-O-Mar, Amorim e Terroso e da Vila de Moreira (Maia) não pagaram serviços prestados entre 2009 e 2015.

Em causa está a prestação de serviços de consultoria, fornecimento de equipamentos e o acompanhamento, consultoria e gestão interna das operações dos fundo comunitários ON.2/QREN, do programa 'eCivitas', na instalação de plataformas electrónicas envolvendo o cartão de cidadão e desenvolvimento de serviços online.

Segundo o proprietário da empresa, Gui Reis, "os serviços contratualizados foram todos realizados até maio de 2015", mas na altura do pagamento "as juntas de freguesia não liquidaram os valores, apesar de terem recebido a totalidades dos fundos comunitários".

Segundo empresário, as verbas em causa envolvem "230 mil da Junta de Aver-o-Mar, 190 mil euros da Póvoa de Varzim, e 90 mil euros Vila de Moreira (Maia)".

"Além de não nos terem liquidado os valores, estamos a desenvolver algumas ações para apurar se houve desvio de fundos dos fundos comunitários", revelou Gui Reis à Lusa, garantido que já tomou medidas para reclamar os créditos.

"Já denunciamos a situação junto da autoridade do QREN, e temos feito alguma pressão para que as coisas sejam resolvidas. Apesar das ações de cobrança, neste momento as Juntas dizem que nada devem, já tive em algumas Assembleias de Freguesia e fui ameaçado de morte, por isso apresentei também queixas-crime contra alguns presidentes", partilhou o empresário.

Confrontados com estas declarações da empresa, os presidentes das juntas da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, e da União de Freguesias de Aver-O-Mar, Amorim e Terroso, Daniel Bernardo e Carlos Maçães, respetivamente, não quiseram tecer comentários, lembrando que o processo "está a ser tratado na justiça".

Os dois autarcas remeteram todos esclarecimentos para um comunicado, assinado por ambos, onde acusam a empresa de "tentativa de burla".

"As duas autarquias consideram que a Websys "emitiu faturas falsas de elevado valor tentando obter enriquecimento ilícito e indevido à custa do património das freguesias", pode ler-se no comunicado.

As duas autarquias acusam ainda a empresa de "ter forjado documentos e assinaturas alegadamente contendo declarações de dívida por referência a faturas falsas".

Nesse sentido, ambas as Juntas de freguesia dizem ter desencadeados processos judiciais contra a referida empresa, por suspeita dos crimes referidos, além de fraude fiscal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório