Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Festival de observação de aves combate sazonalidade no Algarve

O secretário de Estado Adjunto do Ambiente, José Mendes, considerou hoje que o festival de observação de aves de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, é um produto que diferencia o Algarve e combate a sazonalidade.

Festival de observação de aves combate sazonalidade no Algarve
Notícias ao Minuto

16:27 - 04/10/16 por Lusa

País Governo

"Este tipo de eventos de turismo de natureza contraria o ciclo da sazonalidade, pois atraem muitas pessoas do estrangeiro na época baixa do turismo do Algarve", disse à agência Lusa José Mendes, à margem da visita à sétima edição do Festival de Observação de Aves, que decorre em Sagres.

De acordo com o governante, o festival "tem a assinatura de Sagres, diferenciada daquilo que é normal na região, como o sol e praia".

"É um produto agarrado aos recursos endógenos, para um mercado de pessoas entendidas e informadas que sabem ao que vêm", destacou.

Na opinião de José Mendes, "a consciencialização de todos para este tipo de eventos faz com que, depois de algum tempo a tratarem mal o Algarve, a situação esteja a mudar com ações diferenciadoras".

"São projetos que nos fazem sentir orgulhosos e que mostram às pessoas que há um outro Algarve", sublinhou o governante, acrescentando que "o festival de observação de aves, é um projeto sustentável para as gerações futuras".

O evento que decorre ao longo de seis dias, e no qual participam mais de mil pessoas de vários países, é o maior evento do género em Portugal.

Para Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, uma das entidades organizadoras do projeto, "o festival assume-se já como um dos produtos mais procurados do concelho".

"Tem sido uma mais-valia para o território com retorno significativo em termos económicos num período de época baixa", frisou o autarca.

Segundo Adelino Soares, o número de inscrições nas diversas atividades tem crescido, ano após ano, embora as atividades sejam limitadas ao número de participantes.

O Festival de Observação de Aves de Sagres, tem um programa diversificado, incluindo atividades como caminhadas, passeios de cavalo ou burro, visitas guiadas históricas ou observação de golfinhos.

Algumas das atividades são gratuitas, podendo os participantes do festival, usufruir de preços especiais nos alojamentos, restaurantes e lojas do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório