Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ministro qualifica Guterres como candidato de "enorme qualidade"

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, defendeu hoje a candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, considerando que Portugal possui um candidato de "enorme qualidade".

Ministro qualifica Guterres como candidato de "enorme qualidade"
Notícias ao Minuto

16:12 - 04/10/16 por Lusa

País Governo

No dia em que o embaixador da Rússia junto das Nações Unidas avançou que gostava que fosse uma mulher de leste o próximo secretário-geral da ONU, Azeredo Lopes, reforçou a defesa do candidato português António Guterres.

"Portugal tem um candidato de enorme qualidade e isso resulta não só de factos que são públicos, nas diferentes prestações no processo de seleção, mas resulta também da sucessão de resultados que teve nas votações iniciais neste processo", começou por avançar à Lusa.

Segundo o ministro, a "grande novidade, que é impossível não associar ao surgimento recente de uma nova candidatura" é que o embaixador da Rússia junto das Nações Unidas disse que gostaria que fosse "uma mulher de Leste" o próximo secretário-geral da ONU.

"Vamos aguardar, não vou desqualificar nenhum candidato ou candidata. Registo a novidade por parte da Rússia. Pela primeira vez inclui uma referência ao género da candidatura que gostaria que vingasse como secretária-geral", acrescentou.

No entanto, Azeredo Lopes recordou, igualmente, que o Conselho de Segurança tem vários membros permanentes, um dos quais a Rússia, e "se nenhum dos membros pode impor uma candidatura, tem como se sabe, igualmente, o poder de não impor uma outra candidatura, ou seja direito de veto".

"Vamos esperar pelas próximas votações. Veremos se irá ser ou não ser exercido pelos diferentes membros permanentes. O mais importante agora é a qualidade acima da norma [do candidato português]", sublinhou.

O ministro da Defesa Nacional falava à Lusa, em Lisboa, à margem da assinatura dos protocolos "Qualifica +" com sete instituições do ensino superior que têm como objetivo contribuir para o aumento das qualificações escolares e profissionais dos militares e antigos militares contratados.

Esta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU realiza uma nova votação sobre os agora dez candidatos ao cargo de secretário-geral, mas desta vez os votos dos membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, com direito de veto) serão destacados.

Nas cinco votações informais já realizadas - em que não participou Kristalina Georgieva - o ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou sempre à frente e obteve, nas duas últimas, 12 votos de encorajamento, mais do que os nove votos necessários para ser recomendado à Assembleia-Geral, mas ainda com dois votos de desencorajamento.

O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, anunciou hoje que a Rússia gostaria de ver uma mulher no cargo de secretário-geral da organização e que irá apoiar um candidato da Europa de Leste, horas depois da audição, pela Assembleia-Geral, da búlgara Kristalina Georgieva, que se juntou à corrida na semana passada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório