Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Uma centena de voluntários 'Por um Sorriso' entra em ação

Vive em Coimbra e gostava de fazer voluntariado com crianças no hospital? Em janeiro poderá habilitar-se a espalhar sorrisos a quem poderá tê-lo um pouco escondido.

Uma centena de voluntários 'Por um Sorriso' entra em ação
Notícias ao Minuto

12:35 - 04/10/16 por Notícias ao Minuto

País Coimbra

As vagas para integrar o projeto de voluntariado 'Por um Sorriso', no Hospital Pediátrico de Coimbra, já encerraram. São 100 os voluntários - maioritariamente estudantes universitários - que aceitaram o desafio de "basicamente brincar" com as crianças da unidade oncológica do hospital.

Neste projeto, em que a associação Acreditar e a Câmara Municipal de Coimbra têm o papel de receber as inscrições e fazer a triagem dos candidatos, os voluntários têm apenas de "entreter os miúdos" e "libertar um pouco os pais", explica ao Notícias ao Minuto Helena Pereira, da Acreditar.

E como? Através de jogos, brincadeiras ou de, por exemplo, fazer os trabalhos de casa. São duas horas semanais em que os voluntários se predispõem a dar uma pequena parte do seu tempo e dedicação em prol do sorriso de crianças com problemas de saúde, quer estejam na unidade de internamento ou nas consultas externas. Antes de entrar em ação, os 100 voluntários passarão ainda por formação pela equipa médica esta terça-feira e quinta-feira, no Hospital Pediátrico de Coimbra. 

Se tem interesse em inscrever-se nesta equipa de 'sorrisos', não desanime. Apesar de as vagas já terem sido preenchidas, para janeiro está prevista uma nova fase de inscrição - para apenas 20 candidatos - por forma a preencher os lugares daqueles que "desistem passados dois ou três meses", conforme refere Helena.

Para se candidatar, terá de passar apenas por uma entrevista informal. "O que nos interessa é a parte humana. Não é preciso ter licenciatura, mestrado ou doutoramento. Avaliamos se a pessoa tem perfil ou não", detalha ainda a responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório