Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Detidos no Porto Alto acusados de tentativa de homicídio qualificado

Os dois arguidos detidos na sequência do tiroteio ocorrido no Porto Alto, na sexta-feira, ficaram em prisão preventiva pela prática de roubo, sequestro e homicídio qualificado na forma tentada, entre outros crimes, informou hoje o Tribunal Judicial de Santarém.

Detidos no Porto Alto acusados de tentativa de homicídio qualificado
Notícias ao Minuto

20:05 - 02/10/16 por Lusa

País processo

O tribunal refere, em comunicado, que os arguidos, de 21 e 24 anos, foram submetidos a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, na instância local do Cartaxo, entre as 12:56 de sábado e a 01:00 de hoje, tendo ficado sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, por estarem verificados os perigos previstos para a sua aplicação no Código de Processo Penal e por "estar fortemente indiciada a sua responsabilidade penal".

Segundo o tribunal, um dos arguidos está "fortemente indiciado" da prática de quatro crimes de roubo, um de sequestro, dois de falsificação de documento, um de condução perigosa de veículo rodoviário, um de resistência e coação sobre funcionário e dois de homicídio qualificado agravado, na forma tentada.

O outro arguido - adianta o Tribunal de Santarém - está fortemente indiciado de um crime de roubo, um de sequestro, um de condução perigosa de veículo rodoviário, um de resistência e coação sobre funcionário e dois crimes de homicídio qualificado agravado, na forma tentada.

Ambos os arguidos já foram conduzidos ao estabelecimento prisional onde aguardarão o desenrolar do processo em prisão preventiva.

A troca de tiros aconteceu na sexta-feira, na sequência de uma perseguição iniciada pouco antes das 10:00 na ponte Vasco da Gama, na região de Lisboa, quando três homens que seguiam numa viatura desobedeceram a uma ordem de paragem.

A viatura acabou por se despistar no Porto Alto, no distrito de Santarém, e um dos homens saiu do carro empunhando uma arma e disparou em direção aos militares da GNR, ferindo um deles com três tiros (dois numa perna e um num braço).

Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local. Os restantes dois foram detidos.

Segundo noticia hoje o Correio da Manhã, junto do corpo do fugitivo que foi abatido foi encontrada uma arma de calibre de guerra, mais concretamente uma pistola HK P7 de 9 mm, que as autoridades suspeitam ter sido adquirida no mercado negro.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o presidente da Associação Sócio Profissional Independente da Guarda José Alho, contou que o militar ferido lhe dissera ter sido atingido por esta arma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório