Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Três concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, segundo a informação disponível na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Três concelhos do continente em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

08:11 - 02/10/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com o instituto, em risco 'Máximo' de incêndio estão os concelhos de Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O IPMA colocou também em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio dezenas de concelhos de norte a sul do país.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Raso, em especial durante a tarde.

Está igualmente prevista uma descida da temperatura mínima e uma descida da temperatura máxima na região Sul.

Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado e nos Açores estão aguaceiros fracos na silhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), períodos de chuva pontualmente forte durante a madrugada, passando a aguaceiros no Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pio e Faial) e períodos de chuva, passando a aguaceiros, no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 13.º e os 22.º, no Porto entre os 9.º e os 19.º, em Coimbra e Vila Real entre os 9.º e os 22.º e em Bragança entre os 8.º e os 22.º.

No sul, as tem+eraturas vão variar entre os 11.º e os 25.º em Évora, entre os 12.º e os 25.º em Beja e entre os 16.º e os 26.º em Faro.

Em Ponta delgada as temperaturas vão variar entre os 17.º e os 24.º e no Funchal entre os 20.º e os 24.º.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório