Associação elogia "bravura" de militares no tiroteio de Porto Alto

Presidente da ASPIG diz que um dos suspeitos usou uma “arma de guerra” para balear militar.

Notícia

© D.R.

Carolina Rico
01/10/2016 12:09 ‧ 01/10/2016 por Carolina Rico

País

ASPIG

Uma perseguição seguida de tiroteio em Porto Alto, distrito de Santarém, esta sexta-feira acabou com um morto, um ferido, militar da GNR, e dois detidos.

Um dos suspeitos disparou em direção aos militares, ferindo um deles. Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local.

Os outros dois homens perseguidos puseram-se em fuga, tendo sido um deles capturado de imediato. O outro ainda esteve barricado num café.

A Associação Sócio Profissional Independente da Guarda (ASPIG) quis manifestar o seu apoio aos militares envolvidos na operação e, em comunicado, elogia a atuação da GNR.

“Estes militares, pela bravura demonstrada na sua ação, em prol da legítima defesa (sua e de terceiros) e da tranquilidade pública em todas as circunstâncias, deviam ser louvados e apontados como exemplo a seguir”.

O recurso às armas de fogo foi “medida extrema” à qual estes militares recorreram para para “repelir a agressão” dos suspeitos, pode ler-se ainda na nota enviada às redações.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o presidente da ASPIG, José Alho, conta que os suspeitos perseguidos pela GNR tinham “intenção de matar”.

Segundo testemunho do próprio, ouvido por José Alho, o militar ferido foi atingido por três balas disparadas de uma HK de 9 mm, considerada “uma arma de guerra”.

Assim que a perseguição culminou em Porto Alto o suspeito ter-se-há deitado no chão, protegendo-se debaixo do carro e disparou sobre o militar de baixo para cima, explicou.

O militar foi atingido nas pernas e no braço, onde ficou com uma bala alojada. Está ainda internado mas não corre risco de vida.

“Este colega sobreviveu a três tentativas de homicídio”, lamentou o presidente da ASPIG.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas