Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Associação elogia "bravura" de militares no tiroteio de Porto Alto

Presidente da ASPIG diz que um dos suspeitos usou uma “arma de guerra” para balear militar.

Associação elogia "bravura" de militares no tiroteio de Porto Alto
Notícias ao Minuto

12:09 - 01/10/16 por Carolina Rico

País ASPIG

Uma perseguição seguida de tiroteio em Porto Alto, distrito de Santarém, esta sexta-feira acabou com um morto, um ferido, militar da GNR, e dois detidos.

Um dos suspeitos disparou em direção aos militares, ferindo um deles. Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local.

Os outros dois homens perseguidos puseram-se em fuga, tendo sido um deles capturado de imediato. O outro ainda esteve barricado num café.

A Associação Sócio Profissional Independente da Guarda (ASPIG) quis manifestar o seu apoio aos militares envolvidos na operação e, em comunicado, elogia a atuação da GNR.

“Estes militares, pela bravura demonstrada na sua ação, em prol da legítima defesa (sua e de terceiros) e da tranquilidade pública em todas as circunstâncias, deviam ser louvados e apontados como exemplo a seguir”.

O recurso às armas de fogo foi “medida extrema” à qual estes militares recorreram para para “repelir a agressão” dos suspeitos, pode ler-se ainda na nota enviada às redações.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o presidente da ASPIG, José Alho, conta que os suspeitos perseguidos pela GNR tinham “intenção de matar”.

Segundo testemunho do próprio, ouvido por José Alho, o militar ferido foi atingido por três balas disparadas de uma HK de 9 mm, considerada “uma arma de guerra”.

Assim que a perseguição culminou em Porto Alto o suspeito ter-se-há deitado no chão, protegendo-se debaixo do carro e disparou sobre o militar de baixo para cima, explicou.

O militar foi atingido nas pernas e no braço, onde ficou com uma bala alojada. Está ainda internado mas não corre risco de vida.

“Este colega sobreviveu a três tentativas de homicídio”, lamentou o presidente da ASPIG.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório