Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Trabalho de call-center deve ser considerado de "desgaste rápido"

O Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center (STCC) vai entregar no parlamento uma petição pública, com 5.500 assinaturas, para que o trabalho em 'call-center' seja considerado uma profissão de desgaste rápido, anunciou hoje a estrutura sindical.

Trabalho de call-center deve ser considerado de "desgaste rápido"
Notícias ao Minuto

18:09 - 29/09/16 por Lusa

País Sindicatos

"Apesar de haver cerca de 60 mil trabalhadores de 'call-center' em Portugal, a profissão de operador de 'call-center' não é reconhecida", refere uma nota do sindicato, que pediu uma reunião ao presidente da Assembleia da República (AR), Ferro Rodrigues, para entregar a petição.

O STCC justifica o pedido de audição a Ferro Rodrigues por recear que esta petição "possa ser ignorada, como tem sido feito com outras petições públicas em anteriores mandatos da Assembleia da República".

O sindicato pretende que o trabalho em 'call-center' seja reconhecido como profissão e tenha o estatuto de profissão de desgaste rápido.

A petição propõe "consagrar o estatuto de profissão de desgaste rápido para o trabalho em call-center, limitar como máximo 75% do horário laboral em linha por jornada de trabalho, garantir direito a seis minutos (10%) de intervalo por cada hora em linha."

Sublinhando que a atual maioria parlamentar tem apresentado propostas de combate à precariedade, o STCC considera que este é o momento para ser ouvido e vai solicitar reuniões com todos os grupos parlamentares, refere a mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório