Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Professor da Universidade do Minho premiado na China

Um professor da Universidade do Minho (UMinho) foi distinguido na China pelo seu trabalho em "prol do desenvolvimento da província de Jiangsu", anunciou hoje a instituição minhota em comunicado enviado à agência Lusa.

Professor da Universidade do Minho premiado na China
Notícias ao Minuto

13:55 - 29/09/16 por Lusa

País UMinho

Artur Cavaco Paulo, docente da UMinho deste 1990, atualmente professor associado com agregação da Escola de Engenharia e, ainda, coordenador do Grupo de Investigação em Bioprocessos e Bionanotecnologia do Centro de Engenharia Biológica, foi agraciado com o prémio Jiangsu Friendship Award.

Aquela distinção, adianta a UMinho, é o "principal galardão que o Governo de Jiangsu, uma região de 75 milhões de habitantes, atribui anualmente a estrangeiros, pelos seus contributos excecionais para o desenvolvimento local e para o intercâmbio e cooperação na economia, ciência e cultura".

Segundo a academia minhota, Artur Cavaco Silva "tem apoiado sobretudo o desenvolvimento da investigação em biotecnologia têxtil daquela região chinesa, nomeadamente na Universidade de Jiangnan" tendo participado na criação na Escola de Têxteis e Vestuário daquela universidade asiatica do Laboratório Internacional de Investigação Conjunta em Têxteis e Bioprocessos em Fibras.

Além disso, explana o texto, o docente da UMinho "supervisiona alunos de pós-graduação e jovens cientistas de Jiangsu e, por outro lado, recebe e orienta por ano três alunos de Jiangsu na sua equipa da UMinho", em Portugal.

"É mais um reconhecimento da excelência da ciência produzida no Minho e em Portugal", afirma Artur Cavaco Paulo no referido comunicado.

Natural de Beja, Artur Cavaco Paulo fez a licenciatura em Química pela Universidade de Lisboa, o mestrado em Tecnologia Têxtil e o doutoramento em Engenharia - ramo Química Têxtil, ambos na UMinho, tendo sido já distinguido com o prémio "Estímulo a Excelência" do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 2005.

O académico lidera ainda diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, cofundou a International Network on Polymer and Fiber Biotechnology e é membro da Society of Dyers and Colorists (Reino Unido) e da Cell Division of American Chemical Society (EUA), entre outras.

Artur Cavaco Paulo tem cerca de 300 artigos científicos publicados e está no conselho editorial das revistas "Coloration Technology" e "Biocatalysis and Biotransformations".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório