Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal alertado por falta de sistema de gestão de qualidade de navios

A Comissão Europeia enviou hoje um parecer fundamentado a Portugal pela falha na criação de um sistema de gestão da qualidade enquanto Estado de bandeira de navios, estabelecendo um prazo de dois meses para a indicar da conformidade.

Portugal alertado por falta de sistema de gestão de qualidade de navios
Notícias ao Minuto

12:55 - 29/09/16 por Lusa

País Bruxelas

Em causa, segundo Bruxelas, está o facto de não ter sido montado um sistema de gestão de qualidade (o prazo terminou em junho de 2012), sendo que, para a Comissão Europeia, "a falta de recursos humanos na administração pode ter, a longo prazo, um impacto negativo na segurança e no desempenho ambiental na frota com bandeira portuguesa".

A falha na transposição completa da diretiva (lei comunitária) 2009/21/EC ganha particular importância, argumentou Bruxelas "dado o recente crescimento" do registo de navios na Madeira.

Segundo a diretiva 2008/21/EC, "até 17 de junho de 2012, cada Estado-membro desenvolve, aplica e mantém um sistema de gestão da qualidade para os aspetos operacionais das atividades da sua administração relacionadas com o Estado de bandeira. Esse sistema de gestão da qualidade deve ser certificado de acordo com as normas de qualidade aplicáveis a nível internacional".

A legislação em causa tem por finalidade garantir que os Estados-membros cumpram de forma eficaz e coerente as suas obrigações enquanto estados de bandeira e ainda reforçar a segurança e prevenir a poluição causada pelos navios que arvoram a bandeira de um país da UE.

Se Portugal não der conta da aplicação total da legislação num prazo de dois meses, Bruxelas poderá recorrer ao Tribunal de Justiça da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório