Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Lisboa reordena circulação automóvel em Entrecampos

A Câmara de Lisboa está a reordenar a circulação automóvel na Praça de Entrecampos, onde vai criar mais duas vias e um corredor reservado a transportes públicos para "evitar congestionamentos de trânsito", divulgou hoje o vereador do Urbanismo.

Câmara de Lisboa reordena circulação automóvel em Entrecampos
Notícias ao Minuto

20:12 - 28/09/16 por Lusa

País Trânsito

"A obra consiste única e exclusivamente em usar o parque de estacionamento [à superfície] da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa - EMEL para fazer duas vias mais um corredor BUS paralelo ao túnel a ir dar à rotunda", precisou Manuel Salgado.

Falando na reunião pública do executivo, o autarca frisou que a intervenção visa "evitar congestionamentos de trânsito em frente ao edifício [municipal] do Campo Grande".

Acresce que é a "concretização de um projeto feito no mandato anterior pelo vereador Fernando Nunes da Silva", com obras "complementares às da Segunda Circular, para melhorar a circulação nos eixos transversais" da cidade, assinalou.

Segundo uma informação da autarquia transmitida à Lusa, a obra, iniciada em meados de agosto, deverá terminar em dezembro.

Manuel Salgado respondia a uma questão levantada pelo vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, que perguntou em que consistia a intervenção.

"Entre eixos centrais [requalificação de Saldanha e Picoas] e outras obras tais, não me recordo de que obra se trata", vincou o centrista.

Ainda sobre as intervenções da autarquia no espaço público, Gonçalves Pereira alertou a Câmara para "não andar a fazer obras pela noite fora", uma vez que "o sossego dos lisboetas fica comprometido".

Em resposta, Manuel Salgado referiu que apenas "há obras à noite na Rua do Arsenal".

"Parte [dessas intervenções] já foram feitas pela Carris e têm a ver com a remodelação do sistema de carris para permitir a instalação do elétrico 24, que vai ligar o Cais do Sodré a Campolide. São obras que têm de ser feitas à noite por causa da circulação dos elétricos", especificou.

De acordo com Manuel Salgado, a autarquia vai também tentar evitar "problemas de circulação" na Avenida Infante Santo, realizando as obras de repavimentação previstas "ao sábado e domingo".

O autarca do CDS-PP apresentou uma moção exigindo "menos ruído e mais informação" do município nas obras por si realizadas.

A parte referente à prestação de "informação prévia e de qualidade aos munícipes sobre o planeamento e horários de cada obra" foi aprovada por unanimidade, enquanto o ponto que se debruçava sobre a exigência do cumprimento dos regulamentos municipais, em termos de horários noturnos, foi rejeitada, com votos contra do PS e Cidadãos por Lisboa (eleitos nas listas socialistas), votos a favor do PSD e CDS-PP e abstenção do PCP.

Em defesa da maioria PS, o vereador Manuel Salgado salientou o "enorme esforço de comunicação" feito pela autarquia sobre as obras, através de folhetos, comunicados e cartazes.

"Admito que nem sempre tenha os resultados pretendidos", apontou.

Também intervindo na ocasião, o vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, deu conta de que na próxima semana será inaugurado o centro académico da Universidade de Lisboa no edifício Caleidoscópio, situado no Jardim do Campo Grande.

"Ficamos com a [requalificação da] parte norte completa e a obra na parte sul começa no final da semana que vem", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório