Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Lisboa: Polícia levantou 600 autos de notícia aos tuk-tuk em nove meses

A Polícia Municipal de Lisboa levantou 600 autos de notícia por desrespeito às restrições de circulação de veículos de animação turística na cidade, sobretudo 'tuk-tuk', desde o início do ano até esta terça-feira, informou hoje a Câmara Municipal.

Lisboa: Polícia levantou 600 autos de notícia aos tuk-tuk em nove meses
Notícias ao Minuto

19:37 - 28/09/16 por Lusa

País Município

"Foram feitas 600 autuações" em ações de fiscalização da Polícia Municipal, disse o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), durante a reunião pública do executivo.

O autarca salientou, contudo, que esta "não é a prática principal", uma vez que a Polícia Municipal também realiza ações de sensibilização.

A 20 de novembro de 2015, entraram em vigor novas regras para veículos ligeiros, motociclos, quadriciclos, triciclos e ciclomotores de animação turística, entre os quais os minicarros 'tuk tuk'.

Estas medidas resultam de um despacho publicado em boletim municipal no final de outubro, assinado por Fernando Medina e que prevê a criação de 116 lugares de paragem destes veículos, bem como a proibição de passar por algumas ruas de Alfama, Castelo e Bairro Alto, onde foi colocada sinalética.

Foi também adotado um novo horário de circulação, entre as 09:00 e as 21:00.

Hoje, Fernando Medina referiu que "ficou por regular a obrigatoriedade de [os 'tuk tuk'] serem elétricos", medida que "não podia ser por despacho" e que terá de ser enquadrada num regulamento que o município está a realizar.

Para todas as outras "matérias fundamentais", como o estacionamento e os horários, foram introduzidas regras e "são autuadas normalmente pela Polícia Municipal", adiantou o autarca socialista.

Antes, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, referiu que "durante um primeiro período, a Polícia Municipal interveio fazendo ações pedagógicas no terreno".

Este ano, "o número de autuações aumentou devido a uma ação mais efetiva da Polícia Municipal", notou o autarca.

Só no primeiro mês, as infrações ao despacho resultaram em 40 autos levantados, segundo dados fornecidos à Lusa na altura.

De acordo com uma informação da autarquia enviada à agência Lusa, "o primeiro semestre de 2016 revelou-se fundamental para a consolidação das novas medidas de circulação destes veículos, implementadas após o referido despacho".

"A eficácia das novas regras de circulação determinou uma reformulação da proposta de Regulamento Municipal, a qual será submetida a reunião de Câmara para apreciação", adiantou o município.

Ainda no âmbito do trânsito, o vereador do PSD António Prôa aproveitou o período antes da ordem do dia da reunião para sublinhar que "circular na cidade é um verdadeiro inferno, que se tem vindo a agravar com as obras".

Por isso, o partido apresentou duas moções, umas das quais visando a "urgente análise e implementação de novos corredores BUS, com vista à melhoria das condições do serviço de transporte público na cidade de Lisboa".

O outro documento tinha o intuito de implementar "um plano de 'tolerância zero' ao estacionamento em segunda fila em toda a cidade, iniciando-se desde já" nas avenidas 5 de Outubro, Duque de Ávila e Almirante Reis.

Enquanto a primeira moção foi aprovada por unanimidade, a segunda foi rejeitada com os votos contra da maioria socialista (incluindo o movimento Cidadãos por Lisboa) e com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PCP.

Os autos de notícia são remetidos ao Ministério Público e valem como denúncia, obrigando-o a instaurar um processo penal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório