Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ferro destaca “papel de enorme relevância” que teve Shimon Peres

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, transmitiu hoje ao titular do parlamento de Israel, Yuli-Yoel Edelstein, profunda consternação e pesar pela morte do antigo chefe de Estado e Nobel da Paz Shimon Peres.

Ferro destaca “papel de enorme relevância” que teve Shimon Peres
Notícias ao Minuto

13:58 - 28/09/16 por Lusa

País Óbito

"Neste momento de luto do Knesset de Israel e de todo o povo israelita, transmito a vossa excelência, em meu nome e em nome da Assembleia da República, a manifestação do nosso sentido pesar", escreveu Ferro Rodrigues, numa carta dirigida ao presidente do Knesset, o parlamento israelita, presidido por Yuli-Yoel Edelstein.

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu hoje, por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa). Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Na carta, divulgada à Lusa, Ferro Rodrigues lembrou o "papel de enorme relevância" que teve Shimon Peres na construção do Estado de Israel e lamentou a "grande perda" para todos os que "acreditam ser possível uma solução de paz entre os dois Estados e entre israelitas e palestinianos".

"O nome do presidente Shimon Peres estava há muito inscrito na História, pelo notável contributo que deu para uma coexistência pacífica dos Estados de Israel e da Palestina e pela defesa de uma solução política justa entre os dois povos", refere Ferro Rodrigues.

Peres era o último sobrevivente da geração dos chamados pais fundadores de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório