Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Governo português enaltece "compromisso com a paz no Médio Oriente"

O Governo português considerou hoje que o ex-Presidente de Israel Shimon Peres será recordado "pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", que é a coexistência dos Estados israelita e palestiniano.

Governo português enaltece "compromisso com a paz no Médio Oriente"
Notícias ao Minuto

10:45 - 28/09/16 por Lusa

País Shimon Peres

O Nobel da Paz Shimon Peres, falecido hoje aos 93 anos, "vai ser recordado pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que transmitiu "as mais sentidas condolências" ao povo, ao Governo e ao Presidente israelitas.

O chefe da diplomacia portuguesa disse esperar que "o choque" causado pelo desaparecimento do antigo líder israelita "possa ser uma chamada de atenção para todos e para as responsabilidades de todos na construção do diálogo político necessário para que a solução dos dois Estados possa ser finalmente implantada".

Shimon Peres, destacou Santos Silva, "foi um dos que mais bem percebeu que a segurança de Israel estava e está indissoluvelmente ligada ao diálogo com os palestinianos e à construção de uma solução política duradoura para o conflito".

O governante português apontou que "a única solução viável e legítima é a dos dois Estados independentes, Israel e Palestina, vivendo lado a lado e coexistindo pacificamente".

"Todos sabemos que o confito israelo-palestiniano é uma das raízes das tensões mais gerais no Médio Oriente e todos sabemos que esse conflito pode e deve ser resolvido numa solução que todos sabemos qual é", defendeu.

Santos Silva anunciou que representará Portugal no funeral de Shimon Peres, esta sexta-feira, em Jerusalém.

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu hoje, por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa).

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório