Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas de pais receberam secretária de Estado com manifestação

Dezenas de pais de alunos da escola do Rego, de Celorico de Basto, manifestaram-se hoje em Mondim de Basto, onde reclamaram da secretária de Estado Adjunta e da Educação que reverta a decisão de encerramento do estabelecimento.

Dezenas de pais receberam secretária de Estado com manifestação
Notícias ao Minuto

18:52 - 27/09/16 por Lusa

País Celorico de Basto

"Isto é uma decisão política em que cabe à secretária de Estado decidir a favor da manutenção, ainda por cima tendo em consideração as características da escola", disse à Lusa Fernando Vilasboas, o representante dos encarregados de educação.

Os pais concentraram-se junto aos Paços de Concelho de Mondim de Basto, onde hoje se realizou uma cerimónia presidida pela secretária de Estado Alexandra Leitão, para a assinatura de protocolos com 25 autarquias do norte do país destinados ao financiamento da reabilitação de escolas.

Enquanto decorriam os trabalhos na sala de sessões da assembleia municipal, ouviam-se os protestos dos manifestantes que, do lado de fora, exigiam ser ouvidos pela governante, enquanto gritavam palavras de ordem em defesa da escola pública e contra o encerramento da escola do Rego.

Os pais eram observados de perto por vários militares da GNR.

O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que também estivera na sala para assinar um dos protocolos, acabou por abandoná-la, para se juntar aos manifestantes em sinal de solidariedade.

À saída da sessão, a secretária de Estado não respondeu aos encarregados de educação que chamavam pelo seu nome, seguindo em direção à viatura oficial, o que irritou alguns pais que reclamavam ser ouvidos.

Desde o dia 15 que cerca de 40 alunos da escola do primeiro ciclo do ensino básico não frequentam as aulas, depois de os encarregados de educação se terem recusado, naquele dia, a transferir os alunos para o Centro Escolar de Gandarela.

Os pais protestavam contra a decisão do Governo de encerramento da escola do Rego.

Alegaram ainda que o centro escolar está demasiado afastado da zona de residência (cerca de 14 quilómetros) das famílias e recordam que a escola do Rego é das que apresenta melhores resultados em todo o concelho, não se justificando por isso encerrá-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório