Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Trabalhadores do setor do turismo são "os mais penalizados"

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que os trabalhadores do turismo, hotelaria e restauração são "os artífices da criação da riqueza" deste setor e os que "têm sido mais penalizados" pela política do Governo.

Trabalhadores do setor do turismo são "os mais penalizados"
Notícias ao Minuto

13:41 - 27/09/16 por Lusa

País CGTP

"O que os trabalhadores estão aqui a dizer é que são os artífices da criação da riqueza e são aqueles que mais têm sido penalizados pelas políticas do Governo para este setor", disse o líder da CGTP à agência Lusa, durante uma concentração de protesto dos trabalhadores do setor do turismo, hotelaria e restauração, junto ao Museu do Oriente, em Lisboa, onde decorre a 3.ª Cimeira do Turismo Português.

"Temos um ano turístico que foi o melhor de sempre, o maior em negócios e lucros, mas estes trabalhadores têm a sua contratação coletiva boqueada há variadíssimos anos", lamentou.

Convocada pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), no Dia Mundial do Turismo, os manifestantes exigiram que haja no setor uma "verdadeira política" que valorize o trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Arménio Carlos explicou ainda à Lusa que este é o setor que, atualmente, "abrange o maior número de trabalhadores com o salário mínimo nacional".

"Continuamos a ter salários baixíssimos, independentemente de serem estes os trabalhadores e, muitos outros que aqui não estão, que são o rosto da cordialidade, da qualidade e da simpatia que irradiam a todos os que visitam o nosso país e que são os turistas".

De acordo com o líder da CGTP, "é justo" que estes trabalhadores e todos aqueles que trabalham no setor "vejam recompensado esse esforço e tenham [também] estabilidade no emprego e segurança, a par de aumentos salariais.

"É a coisa mais natural que deve e pode ser feita e não se entende por que é que até agora isso não foi feito", lamentou.

Para Arménio Carlos, "não se entende que a Confederação do Turismo Português (CTP) e, simultaneamente, grande parte das associações ligadas a este setor continuem a bloquear a contratação coletiva e a não responder às reivindicações tão legítimas e tão lógicas".

O dirigente da CGTP lamentou a degradação da qualidade de serviço que é prestado pelos trabalhadores do setor do turismo, hotelaria e restauração e disse que a política seguida pelo patronato com "recurso sistematicamente" a trabalhadores com vínculo precário, tem levado à sua deterioração.

Depois de ter sido aprovada uma moção pelos manifestantes, uma delegação de sindicalistas foi recebida por responsáveis da CTP, a quem entregou o documento.

Nele se fala do bloqueio à contratação coletiva, na precariedade e no aumento geral dos salários, além da melhoria das condições de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório