Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

António Costa anuncia permanência de coleção Miró no Porto

O primeiro-ministro anunciou hoje que o executivo socialista já se decidiu pela manutenção permanente na cidade do Porto da coleção de arte plástica do artista catalão Joan Miró, o maior conjunto de obras mundial daquele autor.

António Costa anuncia permanência de coleção Miró no Porto
Notícias ao Minuto

11:41 - 27/09/16 por Lusa

País Arte

"O Governo já tomou a decisão de fixar definitivamente na cidade do Porto a famosa coleção dos quadros de Miró de forma a que o Porto possa ter um novo polo de atratividade que ajude a consolidar e a reforçar a que tem tido ao longo dos últimos anos", afirmou António Costa, na inauguração da III Cimeira do Turismo Português, que decorre hoje, no Museu do Oriente, Lisboa, assinalando o Dia Mundial daquele setor económico.

A coleção Miró passou para a posse do Estado depois da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).

O Museu de Serralves acolhe a partir de sexta-feira a exposição "Joan Miró: Materialidade e metamorfose", que integra 84 obras daquele artista.

Na segunda-feira, o BE defendeu que as obras de Miró ficassem expostas em permanência no Porto e mostrou-se "empenhado" em garantir essa solução, nomeadamente junto do Governo.

A informação foi transmitida aos jornalistas depois de uma comitiva bloquista ter sido recebida a seu pedido na Câmara do Porto pelo autarca Rui Moreira, que, em julho, revelou estar a conversar com o Governo para avaliar potenciais espaços para acolher a coleção do artista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório