Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Após 43 anos numa cadeira de rodas, agora anda e é notícia mundial

Este homem natural do Alentejo voltou a andar, literalmente, de um dia para o outro. Agora a sua história correu o mundo.

Após 43 anos numa cadeira de rodas, agora anda e é notícia mundial
Notícias ao Minuto

10:15 - 27/09/16 por Carolina Rico

País Alandroal

Depois de passar 43 anos numa cadeira de rodas, Rufino Borrego conseguiu levantar-se e andar após tomar apenas um medicamento para a asma. Parece milagre, mas não. Esta foi apenas a solução de um erro de diagnóstico cometido há décadas.

Rufino Borrego, de 61 anos foi erradamente diagnosticado. Disseram-lhe que tinha distrofia muscular progressiva, do tipo Becker, mas afinal sofria de miastenia congénita por mutação do gene DOK7. Duas doenças com sintomas muito semelhantes com uma grande diferença: a primeira é incurável, a segunda tem tratamento.

Uma segunda opinião médica, em 2010, levantou dúvidas sobre o diagnóstico inicial. Após consultas, exames e um estudo genético, o diagnóstico do sexagenário foi oficialmente alterado.

O Ventilan, um medicamento para inalação usado habitualmente para a asma, tem efeitos terapêuticos no tratamento desta doença e bastou uma toma para este homem passar a andar literalmente de um dia para o outro.

A história passou-se no Alandroal, Évora, e depois de ter sido contada pela imprensa portuguesa foi também notícia no Reino Unido, França, Estados Unidos, Índia e até Japão.

A Miastenia congénita por mutação do gene DOK7 é uma doença rara e dificilmente seria corretamente identificada em 1979.

Por esse motivo, Rufino Borrego disse não guardar ressentimento em relação aos médicos que o diagnosticaram mal. “Quero apenas avançar com a minha vida”, disse citado pela France Press.

Rufino é neste momento totalmente independente e tem apenas de fazer duas sessões de fisioterapia por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório