Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Nova vitória de Guterres é "sinal particularmente positivo"

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua confiança na candidatura de António Guterres às Nações Unidas, referindo que a nova vitória de hoje numa votação secreta representa um "sinal particularmente positivo".

Nova vitória de Guterres é "sinal particularmente positivo"
Notícias ao Minuto

18:30 - 26/09/16 por Lusa

País António Costa

"Acho que é um sinal particularmente positivo", declarou o chefe do Governo, que falava aos jornalistas após ter recebido a boa "notícia" de mais uma vitória de Guterres numa votação secreta para o lugar de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

António Costa falava em Lisboa, à margem de uma cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) com instituições financeiras portuguesas.

O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na quinta votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

Guterres teve votos 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião", precisamente o mesmo resultado da última votação, que ocorreu a 09 de setembro.

A votação de hoje encerra o primeiro ciclo da eleição, já que na próxima votação, prevista para a primeira semana de outubro, serão diferenciados, com boletins de cores diferentes, os votos dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China, com poder de veto) e os restantes membros não permanentes do Conselho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório