Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dia de votação para Guterres. Nova vitória ou primeira derrota?

Hoje realiza-se a quinta e última reunião informal do Conselho de Segurança da ONU.

Dia de votação para Guterres. Nova vitória ou primeira derrota?
Notícias ao Minuto

09:34 - 26/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

País ONU

Já venceu as quatro primeiras votações e hoje, dia 26 de setembro, realiza-se a quinta e última reunião informal do Conselho de Segurança da ONU sobre os candidatos ao cargo de secretário-geral desta organização.

Um dia sem dúvida importante para António Guterres, que face às votações anteriores, é esperado que volte a ganhar. Contudo, existem algumas pedras no caminho do português.

A mais recente tem o nome de Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia, é apoiada pela chanceler alemã Angela Merkel.

Entre os favoritos surgem os nomes de Vuk Jeremic, que segundo o Wall Steet Journal, é o único “candidato louvável” a líder da ONU e o de Miroslav Lakcak, atual ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco e que na última votação conquistou o segundo lugar.

Após a votação de hoje, a próxima realizar-se-á no dia 4 de outubro, na qual os votos dos membros permanentes do conselho – que têm poder de veto sobre os candidatos – serão destacados.

Vença hoje ou não, o nome de Guterres tem estado espalhado pelas bocas do mundo e, por cá, já mereceu um comentário do ministro Augusto Santos Silva, onde destacou as suas “qualidades políticas, humanas e pessoais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório