Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Concelho do Sabugal está hoje com risco máximo de incêndio

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, apresenta hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Concelho do Sabugal está hoje com risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

09:06 - 24/09/16 por Lusa

País Guarda

O IPMA colocou também 21 concelhos dos distritos de Viseu, da Guarda, Castelos Branco, Coimbra, Santarém, Beja e Faro em risco muito alto de incêndio.

No distrito de Viseu estão sob "risco máximo" de incêndio os concelhos de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe, e no distrito de Coimbra, o concelho de Pampilhosa da Serra.

O distrito da Guarda tem oito concelhos em risco máximo: Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira Castelo Rodrigo, Gouveia, Celorico da Beira, Pinhel, Almeida e Guarda.

Segundo o IPMA, estão também com risco máximo de incêndio os concelhos de Belmonte, Covilhã, Oleiros, Penamacor e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, Barrancos, em Santarém, e Monchique, em Faro.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até meio da manhã.

A partir do meio da tarde, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva fraca, que será moderada no Minho e Douro Litoral para o final do dia.

O vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se, a partir da tarde, fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste e sendo por vezes forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Para o sul do país, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã e para o final do dia.

O vento estará fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 30 km/h) de noroeste durante a tarde, em especial no litoral oeste e nas terras altas.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus celsius em Lisboa, 28 em Faro, 23 no Porto, 25 Ponta Delgada e Funchal 26.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório