Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Encontro com primeiro-ministro chinês visa preparar viagem de Costa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou hoje, em Nova Iorque, que o seu encontro com o primeiro-ministro chinês na Base das Lajes, na Terceira, visa preparar viagem do chefe de governo português à China.

Encontro com primeiro-ministro chinês visa preparar viagem de Costa
Notícias ao Minuto

21:28 - 23/09/16 por Lusa

País Santos Silva

"Não há nenhuma agenda escondida nas reuniões que realizo. A reunião que se fará na segunda-feira é no quadro da preparação da visita do primeiro-ministro António Costa à China", disse à Lusa o ministro português.

O encontro segue-se a uma visita do Presidente chinês, Xi Jinping, que aconteceu em 2014, que incluiu um encontro com o então vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Além destas visitas de alto nível, que aconteceram desde que em 2012 os Estados Unidos anunciaram a redução da sua presença na base militar, outras delegações técnicas chinesas têm passado pela ilha.

Na Praia da Vitória, concelho onde se localiza a Base das Lajes, existe também um porto oceânico no qual os chineses podem ter interesse.

Augusto Santos Silva não confirma, no entanto, que a China tenha esteja a fazer contatos para explorar a base aérea ou o porto.

"Eu não sei se há interesse chinês nas Lajes. O que sei é que o único interesse português é que ela seja aproveitada plenamente no quadro do acordo de cooperação e defesa que temos com os Estados Unidos", disse o ministro.

No ano passado, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, admitiu que a base podia vir a ser explorada pela China.

Na ocasião, o responsável disse que "a relação diplomática que Portugal tem com a China é muito anterior à relação diplomática que tem com os EUA", acrescentando que "se é certo que, do ponto de vista militar, há muito que nos distingue, do ponto de vista do interesse comercial, se calhar, não há assim tanto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório