Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Iraque pede mais tempo para levantar imunidade a filhos do embaixador

Ministério iraquiano pede ao Governo português mais tempo para o levantamento de imunidade dos filhos do embaixador que agrediram Rúben Cavaco, em Ponte de Sor.

Iraque pede mais tempo para levantar imunidade a filhos do embaixador
Notícias ao Minuto

18:05 - 23/09/16 por João Oliveira

País Ponte de Sor

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros Português, esteve hoje reunido com o seu homólogo no Iraque, para debater o caso das agressões dos filhos do embaixador iraquiano a Rúben Cavaco, a 17 de agosto, em Ponte de Sor.

Os gémeos iraquianos, neste momento, estão protegidos pela imunidade diplomática, o que os impede de serem julgados em tribunal pelas agressões. Após a reunião, o MNE iraquiano pediu ao Governo português mais tempo para o levantamento dessa proteção diplomática.

"O meu colega iraquiano disse que não se oporão a qualquer exigência da lei para que a investigação possa ser concluída", disse em Nova Iorque o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, no final de uma reunião em Nova Iorque com o seu homologo iraquiano, IbrahimAl-Jaafari.

"Decidimos que o Iraque enviará um enviado especial, um alto-funcionário dos Negócios Estrangeiros, a Lisboa até ao princípio de outubro com mandato suficiente para que se tome uma decisão final", adiantou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Ouvido pela SIC, Augusto Santos Silva afirmou que “não temos todo o tempo do mundo para resolver isto” mas, ainda assim, irá aguardar pelo desenrolar das investigações.

Já antes do encontro, que decorreu durante a 71.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Santos Silva tinha dito que ia exigir esclarecimentos sobre o que se passou e que, enquanto um Estado de direito, “a única maneira de esclarecê-lo é por via judicial".

[Notícia atualizada às 18h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório