Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Bruno, militar morto em serviço, dá nome a rua em Santiago do Cacém

Rua Bruno Chainho dá acesso à escola que o militar frequentou em criança. Homenagem prestada no dia em que completaria 34 anos.

Notícias ao Minuto

08:04 - 24/09/16 por Goreti Pera

País GNR

Bruno Chainho, o militar que morreu ao serviço da GNR em novembro de 2013, vai dar nome a uma rua da sua terra natal, a Aldeia de Santo André, em Santiago do Cacém. A cerimónia de atribuição de topónimo decorre este sábado, no dia em que completaria 34 anos.

“Exemplo de coragem e bravura”, assim é recordado pela população local, de quem partiu a iniciativa de eternizar o nome de Bruno Chainho. Para os pais, trata-se de um reconhecimento merecido, mas “triste”.

“Nada ajuda porque não traz o nosso filho de volta, mas sinto orgulho porque é o reconhecimento do que o Bruno foi e fez”, reagiu a mãe, Alcinda Chainho, em declarações ao Notícias ao Minuto.

A cerimónia inicia-se pelas 10h30, com a celebração de uma missa pelo pároco local e por um capelão da GNR. A placa com o nome de Bruno Chainho será exposta pelas 11h30, na Aldeia de Santo André.

“O Bruno acreditava plenamente na vida para além da morte. Antes de partir preparou tudo, parece que pressentiu. Arrumou no quarto os documentos mais importantes e disse-me que estariam ali caso lhe acontecesse alguma coisa”, recordou Alcinda, que, desde então, tem tentado cumprir todos os desejos do filho. “Ele encarava a morte com naturalidade”, disse ainda.

Bruno Chainho tinha 30 anos quando foi morto a tiro por um imigrante moldavo, de 58 anos, que sequestrou e manteve como reféns os donos de um restaurante no Pinhal Novo. A intervenção do militar permitiu a saída da mulher e da filha do proprietário do estabelecimento O Refúgio, mas acabou por ser fatal.

A morte ao serviço da GNR ditou a promoção de Bruno a cabo a título póstumo pelo então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e a atribuição pela GNR de uma medalha de ouro de serviços distintos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório