Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Marcelo termina visita a Nova Iorque focada em candidatura de Guterres

O Presidente da República termina hoje uma visita de quatro dias a Nova Iorque, onde esteve focado na candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcelo termina visita a Nova Iorque focada em candidatura de Guterres
Notícias ao Minuto

07:14 - 22/09/16 por Lusa

País Nações Unidas

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na quarta-feira estar "focado nesta prioridade" e acrescentou "ter sentido", nas conversas que teve, "que há uma compreensão crescente da importância da decisão sobre o secretário-geral das Nações Unidas e também a compreensão das qualidades indiscutíveis do senhor engenheiro António Guterres".

Nesta deslocação, o Presidente interveio pela primeira vez na Assembleia Geral da organização, que reuniu chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU, na qual defendeu que o novo secretário-geral deve ser "um congregador de espíritos e de vontades", na linha de Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.

Marcelo Rebelo de Sousa traçou este perfil sem referir o nome do candidato apoiado oficialmente por Portugal, o antigo primeiro-ministro António Guterres e ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

A Assembleia Geral da ONU aconteceu menos de um mês antes da data prevista para o fim do processo de escolha do novo secretário-geral da ONU.

No último dia nos Estados Unidos da América, Marcelo Rebelo de Sousa visita uma exposição sobre o cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que durante a II Guerra Mundial salvou do regime nazi milhares de judeus e outros refugiados, no Centro para a História Judaica de Nova Iorque.

Antes, o programa oficial do chefe de Estado inclui um pequeno-almoço oferecido pela Câmara Luso-Americana de Comércio.

O último ponto da agenda é um almoço com membros da Sociedade Luso-Americana de Pós-graduados.

Além das Nações Unidas, o Presidente encontrou-se com a comunidade portuguesa na vizinha Newark, Nova Jérsia.

A comitiva oficial desta visita incluiu o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa chega a Portugal na sexta-feira de manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório