Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal está num "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse hoje que Portugal está num "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta como transporte, em vez de ser apenas um modo lúdico, destacando o papel das autarquias.

Portugal está num "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta
Notícias ao Minuto

20:11 - 21/09/16 por Lusa

País Matos Fernandes

"Começa a ser muito evidente que o espaço público está a ser desenhado nas cidades sem fazer do automóvel o rei que o foi no passado recente. Acredito, sinceramente, que este é o caminho e que poucos anos faltam para que uma mudança expressiva se dê", afirmou o ministro do Ambiente.

No âmbito da cerimónia de entrega do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, que decorreu em Lisboa, João Matos Fernandes lembrou que o atual Governo introduziu, de forma pioneira, a área da mobilidade urbana no Ministério do Ambiente, no sentido de "reconhecer que os problemas ambientais que se colocam essencialmente nas cidades, que têm uma forte relação com a qualidade do ar urbano, passam muito pelos transportes".

O prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), distinguiu este ano, na categoria Autarquias, as Câmaras Municipais de Cascais e de São Brás de Alportel.

"Muito pouco ou quase nada faremos se não tivermos como parceiros as autarquias, são elas quem desenham o espaço público", frisou o ministro do Ambiente, comprometendo-se como uma política "em prol do transporte coletivo e da mobilidade sustentável".

Apesar de este ano a Semana Europeia da Mobilidade ter menos câmaras a participar, o governante considerou que "cada vez mais para muitas autarquias todas as semanas são semanas da mobilidade".

"Se olharmos para aquilo que são as candidaturas que os centros urbanos principais do país fizeram aos PEDU's - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, constatamos que a fatia de investimento que é dedicada à mobilidade suave é já uma fatia muito expressiva, ou seja, existe cada vez mais um compromisso maior entre quem gere o território, quem gere a via, quem desenha o território no conjunto do espaço público em prol da mobilidade suave", declarou o governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório