Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Fenprof quer esclarecimentos sobre alunos com necessidades especiais

Limite de dois alunos com necessidades educativas especiais vai ser o tema de debate na reunião da próxima sexta-feira entre o sindicato e o Governo.

Fenprof quer esclarecimentos sobre alunos com necessidades especiais
Notícias ao Minuto

19:06 - 21/09/16 por João Oliveira

País Governo

A Fenprof tem agendada uma conferência de imprensa na próxima sexta-feira (23), pelas 11 horas, e o tema a ser debatido continuará a ser a abertura do ano letivo, mais concretamente a atual situação dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

A medida imposta pelo Executivo, de integrar este tipo de alunos nas turmas consideradas ‘normais’ levou a que o sindicato consultasse “escolas de todo o país no sentido de conhecer o impacto desta medida na sua organização, o grau de concretização da medida, o respeito/ desrespeito pelas normas que impõem limites ao número de alunos nas turmas”.

Através de um comunicado, o sindicato faz saber que as respostas, “salvo raras exeções”, são favoráveis à medida. No entanto, foram muitas as instituições educativas que revelaram preocupações sobre as consequências que o limite de dois alunos com NEE por turma poderão ter na prática.

Será por isso que a Fenprof irá procurar mais esclarecimentos diante do Governo sobre este tema. “Se as preocupações da FENPROF, tal como já manifestara anteriormente, eram relevantes, hoje, depois de conhecido o resultado desta consulta, elas aumentaram. Os números do problema, as preocupações manifestadas pelas escolas, o esforço que estas estão a fazer para atenuarem a falta de recursos e as propostas para, ainda este ano, serem criadas condições para que as escolas sejam mais inclusivas”, sublinha o sindicato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório