Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Europa diz que Madeira é elegível para apoio do fundo de solidariedade

A comissária europeia da Política Regional Corina Cretu confirmou hoje que a região da Madeira "é elegível" para ativar o Fundo de Solidariedade da União Europeia que vai ajudar a pagar os prejuízos causados pelos incêndios de agosto.

Europa diz que Madeira é elegível para apoio do fundo de solidariedade
Notícias ao Minuto

17:03 - 21/09/16 por Lusa

País Comissão Europeia

"Recebemos hoje a candidatura, mas ainda não está completa", disse a comissária europeia que inicia na quinta-feira uma visita à ilha da Madeira e vai visitar algumas das áreas afetadas pelos incêndios.

Corina Cretu adiantou que está ainda à espera de documentos adicionais - como recibos e outras provas de despesas, que devem chegar nos próximos dias - para começar a "processar a informação".

O Fundo já foi ativado por Portugal noutras ocasiões: em 2003, em Portugal Continental, devido a incêndios florestais e em 2010, na Madeira, devido a inundações.

No caso mais recente - o incêndio que devastou a ilha em agosto e atingiu mesmo o Funchal - foi preciso provar que o desastre tinha provocado custos superiores a 41 milhões de euros, embora os danos ainda não estejam totalmente apurados, segundo a mesma responsável.

O Fundo de Solidariedade poderá pagar até 2,5% dos prejuízos caso seja considerada uma catástrofe regional ou até 6%, se for considerado uma "grande catástrofe", podendo ser solicitada uma antecipação de até 10% do valor total apurado.

Segundo Corina Cretu, o Fundo pode apoiar diversos tipos de operações, como limpezas e reabilitação do património.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório