Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndios: Vinte concelhos do continente em risco 'Muito Elevado'

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Aveiro apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios: Vinte concelhos do continente em risco 'Muito Elevado'
Notícias ao Minuto

06:31 - 21/09/16 por Lusa

País IPMA

O instituto colocou em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Penamacor, Oleiros, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso, Sernancelhe, Aguiar da Beira (Guarda), Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul (Viseu) e Castelo de Paiva (Aveiro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, podendo persistir em alguns locais e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral e pequena descida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha e vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado nas terras altas a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, com abertas ao longo da manhã, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros e vento oeste moderado, rodando gradualmente para nordeste e enfraquecendo.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 24 graus Celsius, no porto entre 13 e 19, em Vila Real entre 12 e 25, em Viseu entre 10 e 23, em Bragança entre 10 e 20, na Guarda entre 11 e 23, em Coimbra entre 13 e 23, em Santarém entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 12 e 28, em Évora entre 12 e 29, em Beja entre 13 e 28, em Faro entre 16 e 25, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 18 e 25, na Horta entre 19 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório