Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Nova eleição para presidente do CES agendada para 14 de outubro

A nova eleição para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social foi hoje agendada para 14 de outubro, devendo manter-se a indicação do nome de Correia de Campos, que em julho não obteve os votos necessários.

Nova eleição para presidente do CES agendada para 14 de outubro
Notícias ao Minuto

12:43 - 20/09/16 por Lusa

País Votos

Segundo o porta-voz da conferência de líderes, o deputado do PSD Duarte Pacheco, a proposta com o nome terá de ser entregue até 06 de outubro, cabendo ao PS a indicação do sucessor de Luís Filipe Pereira.

Ainda de acordo com o deputado Duarte Pacheco, como não foi proposta nenhuma data para a realização da necessária audição prévia em comissão à personalidade indicada, o PS deverá voltar a indicar o antigo ministro socialista Correia de Campos para a presidência do Conselho Económico e Social (CES).

No dia anterior a falhar a eleição para o cargo de presidente do CES, a 20 de julho, Correia de Campos foi ouvido na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social.

Numa eleição em que são necessários dois terços de aprovações, o antigo ministro socialista só obteve 105 votos favoráveis, entre os 221 deputados presentes na altura da votação.

Na altura, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, assegurou que apesar do chumbo do nome de Correia de Campos, os sociais-democratas mantinham o acordo com o PS, alcançado após meses de impasse. Como contrapartida ao acordo para que Correia de Campos sucedesse a Luís Filipe Pereira, o PS comprometeu-se a aceitar uma proposta do PSD quando se colocar a questão da substituição do provedor de Justiça em 2017.

Apesar dessa declaração de Luís Montenegro, o líder parlamentar do PS, Carlos César, avisou que outros acordos, como o caso do provedor de Justiça, seriam reponderados, acusando o PSD de ter inviabilizado a eleição de Correia de Campos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório