Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Ilhas Selvagens e o eterno conflito entre Portugal e Espanha

Em causa, agora, está a instalação de um estação meteorológica.

Ilhas Selvagens e o eterno conflito entre Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

11:05 - 20/09/16 por Andrea Pinto

País IPMA

Espanha está preocupada com uma estação meteorológica instalada pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) nas Ilhas Selvagens. Segundo o ABC, os espanhóis temem que esta construção possa afetar o controlo efetivo das suas águas territoriais e afetar os interesses dos pescadores das Canárias.

As Ilhas Selvagens, salienta a mesma publicação, formam um arquipélago desabitado entre as Canárias e a Madeira, que Portugal comprou a um banqueiro.

A instalação que causa agora preocupação foi colocada na maior ilha do arquipélago em agosto. Esta dispõe de equipamentos com sensores para a observação da pressão atmosférica, a temperatura e a humidade relativa, assim como a intensidade e direção do vento.

“Pouco a pouco Portugal vai dotando as Ilhas Selvagens de um controlo tecnológico para uso efetivo da informação sobre o arquipélago”, pode ler-se no texto assinado por José Luis Jiménez, lembrando ainda que caberá à Polícia Marítima, Força Aérea e à Armada portuguesa “controlar todas as atividades relacionadas com o transporte e as atividades de pesca”.

As ilhas Selvagens têm sido, desde 1971, altura em que Portugal adquiriu as ilhas, um motivo de conflito entre os dois países. O ABC lembra as detenções e expulsões verificadas na zona dos pescadores das Canárias, bem como protestos contra a passagem de aviões da Força Aérea Espanhola no espaço aéreo do arquipélago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório